e-mail: surfclubedebraga@sapo.pt

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

PLANO DE ACTIVIDADES


Prefácio

Qual o surfista que ainda não se interrogou sobre o que o liga tão intensamente ao surf? Que desporto, arte ou filosofia de vida é esta que faz com que cada vez que mergulhamos no oceano esqueçamos tudo, como uma purificação mental que a energia das ondas produz em nós! Uma ausência de tempo em que “limpamos” a mente e simplesmente vivemos o momento. Talvez porque num mundo de consumo rápido em que se vive a “tirania do tempo”, onde sempre se tem de ir a algum lado, o surf permita um simples momento de desprendimento e despreocupação em que apenas estamos focados e concentrados numa coisa: aquilo que estamos a fazer. Se estamos tristes saímos da água alegres, se tensos ficamos relaxados, se preocupados esquecemos o problema. É como se uma sessão de surf nos conectasse com a natureza, com uma parte central de nós próprios. E no fundo a onda é uma forma de energia em movimento que o surfista conecta e flui. O surf conecta-nos com o momento, o momento presente. Uma lucidez mental consciente e atenta, uma focada concentração requerida, e uma sincronia perfeita (“timing”) para simplesmente apanhar a onda, encontrar o seu ritmo. O surf alivia as tensões e ansiedades, alivia e cura as depressões e tristezas, traz consciência (atenção às circunstâncias, à realidade), felicidade, satisfação, bem-estar, alegria, paz de espírito, leveza física e mental e claridade. É isto que permite o estado sublime de sermos UM com a onda, de sermos a própria onda - uma forma única e singular que se movimenta e propaga numa energia natural com o seu próprio ritmo e pulsação. Os americanos chamam a este estado - a diluição do ser na onda - “stoked”, os havaíanos “hopupu”, nós poderíamos dizer “êxtase”. Resume-se tudo ao momento presente. A uma fluida espontaneidade em que o ser/surfista se desprende e liberta dos seus medos e dança e flui com a onda numa comunhão do agora. Um momento em que o ser é fiel e autêntico a si próprio.




Histórias das principais modalidades do Surf Clube de Braga


1.História do Surf

Os primeiros relatos do surf dizem que ele foi introduzido no Havai pelo rei polinésio Tahito. Mas oficialmente o primeiro facto concreto que revelou a existência do desporto foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em acção.Na época, o navegador gostou do desporto por se tratar de uma forma de relaxamento, mas a Igreja Protestante censurou por mais de 100 anos a prática do surf.O reconhecimento mundial veio com o campeão olímpico de natação e pai do surf moderno, o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Ao vencer os jogos de 1912, em Estocolmo, o atleta disse ser um surfista e passou a ser o maior divulgador do desporto no mundo. Com isso o arquipélago e o desporto passaram a serem reconhecidos internacionalmente.Após a vitória nas Olimpíadas, Duke introduziu o desporto nos Estados Unidos e na Austrália com grande sucesso.O sucesso do desporto foi tão grande que hoje em dia é um dos mais praticados em todo o mundo. Os filmes do cinema e os comerciais de Tv foram fundamentais para a exposição do surf.Actualmente a ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) é quem regulamenta e traça as directrizes do desporto. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) e daí sagra-se o campeão mundial.





2.História do Bodyboard

O Bodyboard apareceu no Hawaii em 1971.O seu criador foi Tom Morey que criou também a primeira prancha, a Morey Boogie. Ele é tão importante para o desporto que até hoje existem pessoas que chamam ao bodyboard, morey boogie.Evidentemente que Tom Morey não é responsável pela invenção desta arte, desporto, ou estilo de deslizar pelas ondas deitado sobre pequenas pranchas.Existem relatos datados do século XV que falam de polinésios a surfar deitados.Essas pequenas tábuas rudimentares eram consideradas as pranchas do povo, já que apenas à realeza era permitido surfar em pé. Esta tradição conferia realmente ao surf o status do desporto dos reis mas, por outro lado, comprova que há mais de quinhentos anos que o bodyboard é a maneira mais divertida de aproveitar uma onda. Durante muito tempo, Tom Morey tentou imaginar uma prancha que pudesse ser surfada de uma maneira diferente da habitual. O resultado foi melhor do que o esperado: é que, pela primeira vez, ele pode sentir a onda através da prancha.No dia 9 de Julho de 1971, o Bodyboard apareceu oficialmente pela mão de Tom Morey. Depois de ter introduzido várias inovações em pranchas de surf e de ter apresentado previsões futuristas sobre pranchas em várias revistas da especialidade, desenhou algo totalmente diferente: a primeira prancha de Bodyboard.Estas pranchas tiveram de imediato um número de vendas estrondoso nos EUA e rapidamente se espalharam pelo Mundo.Tom Morey deu um contributo importante para o desenvolvimento dos desportos aquáticos, criando uma nova modalidade.Coube-lhe o mérito de transformar uma brincadeira de praia num desporto ultra-radical com centenas de milhares de praticantes por todo o mundo e uma indústria que movimenta muito dinheiro em equipamentos, campeonatos, media, etc.



3.Historia do Skate

O surgimento do skate data do início dos anos 60, mais precisamente na Califórnia, Estados Unidos. No auge do rock'n roll os surfistas da época inventaram uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Juntando as rodinhas dos patins, com um shape, estava sendo criado o skate.Apesar da precariedade do equipamento, o desporto fez a cabeça dos jovens, que logo se tornariam os primeiros skatistas. No ano de 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos.Até meados dos anos 70 o crescimento foi muito grande e só começou a ter uma diminuição após o encerramento da revista "Skateboarder", a principal publicação do género.O renascimento do desporto veio ainda nos anos 80, quando inovações foram trazidas ao skate e surgiram as pistas de half pipe. Nessa época surgiu uma nova safra de skatistas, com manobras muito mais radicais do que qualquer um poderia imaginar. Os principais representantes dessa fase foram: Steve Caballero, Tony Alva e Tom Sims.Nos anos 90 veio a consolidação do esporte e o surgimento do maior skatista de todos os tempos, o norte-anericano Tony Halk. Com seus aéreos e flips, ele revolucionou o desporto e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras influenciam até hoje os principais skatistas e seu nome já é tema até de vídeo game.Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Alexandre Viana, o Brasil só fica atrás dos americanos. "Somos a segunda maior potência do desporto no mundo. Mesmo com todas as dificuldades, principalmente financeiras, temos competidores vencendo os principais campeonatos do mundo".Actualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a maioria dos campeonatos. Infelizmente os principais atletas brasileiros ainda têm que competir no exterior para poder ganhar mais dinheiro.





PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES


1. o Surf clube de Braga irá apostar num cartão de sócio inovador, que colocará ao dispor dos associados parcerias com várias Empresas e Individualidades relacionadas com o bem estar de cada um de nós.

2. Inauguração do Surf Clube de Braga com uma festa marcada para a primeira semana de Março de 2007, esta festa esta divida por duas etapas, a primeira etapa será realizada de tarde com uma conferência de imprensa organizada no contra-onda(sede do mesmo) com o intuito de divulgação do corpo social e as suas ideais de subsistência. A segunda etapa será baseada numa festa para a comunidade do Surf Clube de Braga em sitio a designar.

3. No inicio de julho será organizado um Convívio para todos os associados que estejam interessados em conhecer uma das modalidades do surf Clube. Neste caso o mesmo será responsável por disponibilizar o material indispensável á prática da modalidade e proporcionar actividades extrínsecas de forma a realizar bom convívio.

4. Campeonato e Circuitos de Surf e BodyBoard:

Circuitos:
1º - Circuito inter sócios do Surf Clube 10 de Abril de 2007;
2º - Circuito inter sócios do Surf Clube Agosto 2007;
Campeonatos:
1º - Campeonato será realizado em Julho;
2º – Campeonato será realizado no OUTONO.


5. Campeonato de Skate e outras Modalidades a definir datas e número de eventos a realizar.

6. Este Clube tem como por objectivo a criação de uma marca própria, estando futuramente disponível merchandising a todos os associados.

7. Existe a ambição árdua de adquirirmos uma surf house, ou seja, uma casa perto da praia onde todos os associados terão acesso com marcação previa, sendo também utilizada para promover o convívio entre a comunidade do Surf Clube;

8. O surf clube tem como objectivo realizar um convívio á neve no mês de Novembro ou Dezembro de 2007;

9. Realização de eventos durante todo o ano de forma a promover o desporto e o lazer entre os associados;

10. O surf clube de braga irá realizar uma acção ambiental de sensibilização á sua comunidade;

11. Convívio de surf nocturno em Julho.




Material a ser adquirido do surf Clube


Maquina fotográfica
Maquina de Filmar
Lonas divulgativas
Sede própria
Um computador
ETC...

IMPORTANTE

Meus Caros
Em primeiro queria pedir desculpa pela formataçao do plano de actividades uma vez que nao me apeteceu formatar novamente o texto no blog, de seguida referir que este plano ainda nao foi aprovado numa reuniao de direcçao, ou seja, o que esta aqui escrito será para ser alterado se a maioria assim o entender.
Se possivel critiquem contrutivamente o plano de actividades com o intuito de se remover o que está a mais e colocar o que está a menos!
Sem mais assunto assim me despeço
Abraços e Beijinhos conforme a susceptibilidade

Nenhum comentário: